Os hormônios do ciclo menstrual que têm o poder de agir sobre o ovário feminino são:
FSH ou Hormônio Folículo Estimulante -age sobre o ovário estimulando o desenvolvimento dos folículos ovarianos e a produção de estrógeno pelas células foliculares e também age na formação do corpo lúteo e induz o crescimento do endométrio.
LH ou Hormônio Luteinizante – o nível sanguíneo desse hormônio aumenta a ovulação, também estimula as células foliculares e o corpo lúteo a produzir progesterona, o induz o crescimento do endométrio.
Estrógeno – liberado pelas células foliculares e pelo corpo lúteo, o alto nível de estrógeno induz o pico de LH, contribuindo assim para a ovulação atuando ainda nas mudanças cíclicas no endométrio.
Progesterona – age juntamente com o estrógeno, leva as glândulas do endométrio a secretar e preparar o endométrio para a implantação do óvulo fecundado a sua importância esta na preparação do endométrio ” aconchegando” o embrião durante toda a gestação.
Corpo Lúteo – depois da ovulação, o folículo ovariano e a teca folicular, influenciados pelo Hormônio Luteinizante ou LH, se transformam em uma estrutura glandular, o corpo lúteo, que secreta progesterona e um pouco de estrógeno hormônios, que o endométrio se prepare para um possível gravidez. Temos o corpo lúteo da gravidez e o corpo lúteo da menstruação cada ciclo indica um deles na fase gestacional ou menstrual isso vai depende muito do funcionamento dos hormônios.