O herpes labial é uma infecção, cujo o agente causador é o herpes simplex vírus HSV 1, sendo que também é existente o herpes simplex vírus HSV 2, este vírus do tipo 2 se manifesta principalmente nas regiões próximas aos órgãos genitais. E o herpes simplex vírus HSV 1, tipo 1 se manifesta na região facial, acometendo a boca/lábios, os olhos e o nariz. Comumente o herpes labial se apresenta em quatro estágios, através das seguintes manifestações clínicas:
- Ardência e coceira nos lábios;
- Inchaço nos lábios, juntamente com a presença de pequenas bolhas dolorosas;
- As pequenas bolhas começam a se romper e se unem causando feridas na região afeta, e as mesmas podem ter tamanhos variados e podem vir acompanhadas de secreção;
- No quarto estágio as feridas se secam e saram, formando cascas, e logo em seguida ocorre o processo de cicatrização.
Geralmente as lesões que acometem a região labial podem reaparecer, sendo que a frequência de aparição das mesmas podem variar de pessoa para pessoa. O estágio em que as lesões se rompem é o mais propicio para o contágio. O principal meio de transmissão do herpes labial é o beijo, o contato direto com as lesões também podem causar o contágio. O herpes labial é uma doença que não tem cura, mais que pode ser amenizada através de tratamento adequado.