O ciclo menstrual funciona como um indicador de que o sistema reprodutivo da mulher está ativo, também tem papel importante quando ocorre uma concepção, ou seja, a fertilização do óvulo. Embora ocorra a ausência do fluxo a partir do momento em que a mulher inicia seu período gestacional, faz-se importante realizar o exame de gravidez a fim de comprovar o evento.
Apesar de estar claramente explícito que o fluxo não ocorre quando a mulher engravida ou ainda não há gravidez se o fluxo continua normal, muitas dúvidas a cerca da possibilidade de ficar grávida logo após a menstruação ser finalizada. Na verdade, a possibilidade é mínima, mas não é impossível de acontecer, pois a mulher pode estar ovulando ainda após o fluxo, ou seja, ainda está no período fértil.
Se acontecer uma relação íntima durante o período sem proteção, ainda pode ser que o espermatozoide se mantenha vivo no trato reprodutor por até 3 dias, e se encontrar algum óvulo maduro pode fecundá-lo. As vezes a mulher pode ter pequenos sangramentos durante o período fértil, evento esse comum durante a ovulação, o mesmo é confundido com a menstruação e aí está o erro em praticar relação sem proteção, criando outra possibilidade de gravidez.
O fluxo acontece no dia 1° dia e a mulher pratica uma relação íntima sem proteção no dia 7, mesmo com uma quantidade miníma de sangramento, pode ovular no dia 10, o que dependerá do seu ciclo natural que em média é de 28 dias. Se houver algum espermatozoide vivo no útero, com certeza será inciado uma gravidez. A única forma precisa de evitar uma gestação não programada é utilizar contraceptivos ideias para cada caso.