Atualmente, de acordo com os órgãos ligados a saúde, o número de diabéticos no mundo se aproxima de 300 milhões. A doença ocorre devido a ação deficiente do hormônio insulina no organismo, podendo ser o resultado da falta de sua produção Tipo I, ou por causa da insuficiente secreção para as necessidades, ou Tipo II. A deficiência da sua ação provoca graves modificações no metabolismo de diferentes fontes de nutrientes, entre eles estão as proteínas, os açúcares e as gorduras.
Outro grande problema é que o organismo começa a produzir glicose demasiadamente, comprometendo vários sistemas.
Além do tratamento convencional que conta com a aplicação de insulina, outro método que auxilia na diminuição dos efeitos do diabetes e é a prática de exercícios físicos. Possui grande eficácia dividia em duas ações – estimula a secreção de hormônios cortisol, relacionado ao crescimento, o que eleva a glicemia, além disso, aumenta a sensibilidade dos tecidos à insulina, isso faz com que os açúcares sejam metabolizados de maneira mais eficiente.
A prática de exercícios físicos promove uma restrição reduzida sobre à ingestão de glicídios. A pessoa que possui diabetes pode praticar as atividades de 5 a 7 dias por semana, com séries que variam de duração, cerca de 30 a 40 minutos. Aqueles exercícios que tenham uma intensidade elevada ou sejam de duração prolongada, acima de 60 minutos devem ser evitados.
Lembrando que os exercícios físicos somente podem ser praticados por aquelas pessoas que estiverem com os níveis circulantes de glicose no sangue controlados, através do uso de insulina e também de dieta específica. Nos demais casos, pode ocorrer o arriscado estado de hipoglicemia. Mesmo nas condições indicadas, se o diabético apresentar níveis elevados de glicose sanguínea, cerca de 250 mg/dl acima, também não poderá realizar os exercícios.
O ideal é praticar as atividades com o valor inicial inferior a 150 mg/dl, assim será muito benéfica para o portador, uma vez que diminui os valores da glicose.
Dentre os exercícios indicados predomina as atividades aeróbicas, sendo assim, as opções mais aconselhadas são a caminhada, natação, corrida, e andar de bicicleta, pode-se ainda fazer alguns treinos de força. Cerca de 180 minutos de exercício por semana são ideais, o que implica na realização de 30 minutos de atividade aeróbia por dia .