Amamentação e menstruação atrasada

O aumento do nível do hormônio prolactina tende a causar falhas no ciclo menstrual da mesma, sendo que em alguns casos a menstruação se torna ausente por todo o período de amamentação.

Após o período gestacional, normalmente, referente a 9 meses, as vezes podendo variar, ressaltando que alguns partos são prematuros e ocorrem no 6° ou 7° de gestação, é iniciado o período de amamentação do bebê. Quando a mulher inicia a etapa de amamentação, normalmente, o cérebro da mesma passa a produzir um nível elevado do hormônio prolactina.

Esse hormônio tende a causar falhas no ciclo menstrual da mesma, sendo que em alguns casos a menstruação se torna ausente por todo o período de amamentação. O hormônio prolactina normalmente, é secretado pela adenoipófise, estimulando a produção de leite através das glândulas mamárias, propiciando o aumento notório das mamas. O aumento de produção desse hormônio provoca a hiperprolactinemia, o que causa alteração no ciclo menstrual ou até mesmo infertilidade.

O aumento de produção desse hormônio provoca a hiperprolactinemia, o que causa alteração no ciclo menstrual ou até mesmo infertilidade.

Além do aumento dos níveis do hormônio prolactina, alguns outros fatores também podem causar desequilíbrios e atrasos no ciclo menstrual, entre esses fatores alguns podem ser físicos, tais como cansaço, excesso de atividades físicas, outros podem ser psicológicos, estresse, ansiedade ou o atraso ainda pode estar relacionado a algum tipo de patologia tais como canceres dentre outros. Uma possível gestação também pode ocasionar o atraso no ciclo menstrual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.